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09/07/2020

HRE3D+ Wheel – A roda de titânio impressa que pesa meros 7kg!

Há apenas seis meses, a HRE, uma das mais renomadas fabricantes de rodas aftermarket do planeta, revelou que estava desenvolvendo as primeiras rodas detitânio impressas em 3D do mundo. Desde seu protótipo inicial, a empresa temtrabalhado incessantemente para aprimorar o processo de fabricação e anunciouoficialmente a poucos dias que havia desenvolvido uma nova roda HRE3D […]

Há apenas seis meses, a HRE, uma das mais renomadas fabricantes de rodas
aftermarket do planeta, revelou que estava desenvolvendo as primeiras rodas de
titânio impressas em 3D do mundo. Desde seu protótipo inicial, a empresa tem
trabalhado incessantemente para aprimorar o processo de fabricação e anunciou
oficialmente a poucos dias que havia desenvolvido uma nova roda HRE3D + de
segunda geração.

A empresa continua o projeto com a ajuda da divisão de fabricação de aditivos da
General Electric, a GE Additive. Juntas, as duas equipes trabalharam para refinar
as decisões estruturais, buscando lentamente melhorias no projeto e alterando
os detalhes das rodas.
A primeira geração das rodas HRE3D + foi impressa usando um processo
chamado Direct Metal Laser Melting (algo como derretimento direto do metal
por laser), que funciona derretendo camadas ultrafinas de pó de titânio umas
sobre as outras. Assim, um objeto sólido e complexo toma forma para gerar o
produto final.
A HRE e a GE modificaram esse processo na segunda geração de impressão,
mudando para um método mais refinado de impressão chamado Electron Beam
Melting (derretimento por feixe de elétrons). Esse processo de fabricação por
fusão funciona usando uma pistola de feixe de elétrons de 3.000 watts ou 6.000
watts para derreter o pó de titânio enquanto o material se encontra em um
ambiente de vácuo de alta temperatura.

O resultado final é um objeto que foi aliviado por estresse e que tem uma dureza
ate 2x maior do que as ligas fundidas e forjadas.
A roda de segunda geração também melhora significativamente a redução de
resíduos. Anteriormente, a HRE diz que quase 80% do titânio bruto (em peso)
usado durante a fabricação era considerado desperdício. Usando seu novo
processo, esse número foi reduzido para apenas 5%. Outras mudanças
permitiram que as rodas se tornassem menos complexas e significativamente
mais leves. As rodas originais de 20 e 21 polegadas (que pesavam 9kg e 10.5kg,
respectivamente) tiveram seu peso reduzido em média 19%, pesando apenas
7kg e 8.5kg aproximadamente quando acopladas no aro de fibra de carbono.
“Estamos orgulhosos de estar inovando na fabricação de rodas com as rodas
HRE3D + atualizadas”, disse o presidente e CEO da HRE, Alan Peltier. “Trabalhar
com a GE Additive nos deu acesso a uma tecnologia verdadeiramente de ponta e
estamos explorando o futuro da tecnologia de rodas juntamente com
ferramentas que continuarão a evoluir nos próximos anos. Mal podemos esperar
para ver o que conseguiremos realizar a seguir.”

A HRE estreou seu segundo conjunto de rodas HRE3D + , montadas em um
belíssimo Ford GT40 na RAPID + TCT, uma feira de Detroit onde a indústria
mostra as últimas tendências em Impressão 3D e Manufatura Aditiva.