No último dia 10/06/2020 o mundo perdia um dos maiores engenheiros automobilísticos da história, Hans Mezger.
Hans Mezger ficou conhecido como o pai dos motores flat six e de vários outros motores da fabricante alemã Porsche. Mezger desenvolveu motores durante 50 anos e revolucionou o meio automobilístico. Conheça um pouco da história do “Papa dos Motores”.
ligação de Mezger com o meio automotivo e com a Porsche começou em 1956. Jovem e recém formado Mezger conseguiu uma oportunidade na fabricante de Stuttgart e seu primeiro trabalho junto com Ernst Fuhrmann, foi o desenvolvimento do trem de válvulas do motor Typ 547. O motor era utilizado somente nas pistas e graças ao desenvolvimento realizado por Mezger e Fuhrmann a Porsche conquistava pela primeira vez a Targa Florio corrida extremamente tradicional na época. O arranjo do comando e das válvulas era um sistema engenhoso, complexo, mas extremamente confiável, já que não utilizava polias. No ano seguinte Mezger era o responsável por criar uma variação do motor Furhmann, realizando alterações e atualizações, ele fez com que o motor fosse um grande sucesso nas corridas. Sir Stirling Moss inclusive foi campeão do BARC 200 em 1960 utilizando o motor Fuhrmann. Durante muitos anos Mezger ficou atrelado somente ao desenvolvimento de motores para corrida, a única vitória da Porsche como equipe na F1 foi em 1962 e até hoje essa foi a única vitória da equipe na principal categoria do esporte. Naquela ocasião o motor era uma evolução do Typ 547, mas com o dobro de cilindros.
Provavelmente o motor mais icônico da Porsche é o Flat-Six e coube a Mezger desenvolver o primeiro protótipo. O virabrequim usava oito mancais, a lubrificação feita por cárter seco e cada cabeçote tinha um comando de válvulas sincronizados por correntes. O motor produzia 130cv a 6.200 rpm e foi instalado no primeiro 911. Portanto, graças ao motor desenvolvido por Mezger os 911 são sempre atrelados a este motor icônico e que tem um ronco incrível.
Mezger foi se tornando o maior nome na fabricante Alemã sendo o responsável pelo desenvolvimento de todos os motores campeões nas pistas. A Primeira vitória em Le Mans da Porsche com o 917, foi Mezger o responsável pela criação do motor, que era basicamente dois flat six colados com uma ventoinha ao centro. O 917 era tão insano que na época era capaz de acelerar de 0 a 100km/h em apenas 2,3s um verdadeiro monstro das pistas que teve seu coração projetado por Mezger.
Na década de 80 a Porsche fazia história com o 956/962, o carro ganhou a prova de Le Mans seis vezes consecutivas e até hoje é considerado o modelo mais bem sucedido da história na famosa corrida francesa.
No final da década de 80 a ambição de Mezger era ser triunfante na F1 e com um grande fundo para o desenvolvimento do motor Mezger criou um monstro, o TAG V6. Um motor 1.5 de arquitetura V6, Turbo (a 4,0 bar de pressão) era capaz de desenvolver 650 cv de potência. Na especificação de qualificação a potência máxima subia para os 850 cv de potência. O TAG V6 foi equipado nas Mclaren da época e foi onde a mesma teve seu período mais vitorioso de toda sua história. Foram dois títulos de construtor em 1984 e 1985 e três títulos de pilotos em 1984, 1985 e 1986. Mezger despediu-se da Porsche em 1994 com motores campeões em todo o mundo, diversos destes motores foram equipados nos modelos de rua e a última geração do 911 a receber motores Mezger foi a 997 e graças a Mezger a Porsche se consagrou a montadora vitoriosa nas pistas e também nas ruas.
Todo o seu trabalho em prol de motores mais potentes, confiáveis e engenhosos culminou na tecnologia que temos hoje em dia, Mezger foi um gênio que revolucionou não só o meio automotivo, mas a indústria como um todo, graças ao mesmo a Porsche tem um currículo tão vitorioso no automobilismo e em diversas categorias diferentes. Ele nos deixou aos 90 anos de idade e seu legado continuará vivo para sempre.