×
03/07/2020

Qual o Significado do Nome das Ferraris?

A Ferrari ao longo de seus mais de 70 anos de vida produziu inúmeros modelos icônicos e sempre adotou diferentes nomes para seus modelos, mas você sabe o que eles significam?  Quando a Ferrari criou seu primeiro carro o 125s Enzo Ferrari ela adotou um motor de 12 cilindros Colombo com um deslocamento de 1,5 […]

A Ferrari ao longo de seus mais de 70 anos de vida produziu inúmeros modelos icônicos e sempre adotou diferentes nomes para seus modelos, mas você sabe o que eles significam? 

Ferrari 125s

Quando a Ferrari criou seu primeiro carro o 125s Enzo Ferrari ela adotou um motor de 12 cilindros Colombo com um deslocamento de 1,5 litro sendo 1.500 cm³ / 12 cilindros = 125 cm³) e no modelo sucessor o 166 o deslocamento foi aumentado para 1,9 litros aplicando essa mesma matemática para o nome.  

Ferrari 250 Testarossa

Os modelos 250 Testa Rossa e 250 GTO têm o mesmo nome “250” pois compartilhavam o mesmo motor V12 de três litros.  Este sistema de nomenclatura baseado no deslocamento do motor foi aplicado a todas as Ferrari V12 de motor dianteiro lançadas até 1994, com exceção a 365 BB.  

Ferrari 365 BB

Já no final da década de 70 quando o V12 Berlinetta Boxer sofreu modificação para ter um deslocamento de 5 litros, Enzo decidiu usar o mesmo nome do 512 de corrida. O número seguia a mesma regra dos modelos V6 e V8, combinando o número de cilindros e a cilindrada do motor.  

Quando a Ferrari lançou a 360 em 1999 ela adotou um sistema de nomenclatura que tivesse alusão a litragem do motor, a 360 utilizava um motor de 3,6 litros, a 430 utilizava um motor de 4,3 litros seguindo este mesmo sistema.  

Ferrari 360 Challenge Stradale

Saindo da numerologia e indo para as letras a Ferrari quase sempre utilizou letras para acompanhar os números de todos os seus carros, GTO significa que era um modelo para homologação, GTS para modelos conversíveis, GTB para as Berlinetas e GTC para os modelos de competição ou cupês.  Também haviam as siglas LM e MM para fazer alusão aos modelos feitos para as 24h de Le Mans e a Mille Miglia. Os modelos com LWB e SWB eram pra designar o modelo de chassi se era chassi longo ou curto. O M era uma alusão a modelos que tinham evoluções sutis e significava Modificatta, foi utilizado na 512M por exemplo.  

Ferrari 512m

Nos últimos modelos a Ferrari deixou de acompanhar a numerologia e as siglas para adotar nomes mais “poéticos” aos seus novos carros. Inspiração em nome de cidades Italianas (Roma e Portofino), ao sistema de tração Ferrari FF (Ferrari Four) ou a feitos históricos nas pistas F12 TDF (F12 Tour de France) as novas Ferraris estão prestando homenagens aos modelos vitoriosos do passado e deixando essa alusão a numerologia e nomenclatura de lado. E você acha que a Ferrari deveria voltar com o sistema de nomenclatura antigo? Deixe sua opinião.    

Ferrari Porto Fino