×
13/08/2019

Nitro

No artigo de hoje iremos tratar sobre o mítico gás que faz você ter aquela colada nos bancos e ganhou popularidade nos cinemas com a franquia de filmes Velozes e Furiosos.

O nitro ou mais conhecido como NOS, ganhou fama no meio da preparação automotiva com a estreia de velozes e furiosos nos cinemas, em 2001. Mas afinal, qual a função do Nitro nos motores automotivos e como ele se tornou tão popular no cenário de preparação automotiva hoje em dia?

Então vamos lá. O nitro, na verdade, é uma abreviação para como o óxido nitroso (ou protóxido de nitrogênio) é chamado no meio automobilístico. Esse gás é incolor e se apresenta na natureza com duas partes de nitrogênio e uma de oxigênio, consistindo na fórmula química N2O.

O nitro literalmente dá um gás ao motor: ele aumenta a quantidade de oxigênio que entra nos cilindros. É como se, por alguns segundos, ele expandisse o volume de um motor de 1,0 litro para 1,4 litro, por exemplo. Mas, na verdade, não são os cilindros que crescem, e sim os gases que ocupam menos espaço lá dentro. Isso acontece por causa de uma propriedade química do óxido nitroso, nome do gás usado nos sistemas nitro: quando sai da forma líquida para a gasosa, ele absorve calor do ambiente. Como gases frios ocupam menos espaço que os quentes, mais ingredientes da combustão cabem ao mesmo tempo no cilindro. De quebra, ao vaporizar-se, o nitro se decompõe em gás nitrogênio e oxigênio, e este último aumenta ainda mais a força da explosão na câmara de combustão.

Além de fazer o cilindro comportar mais gases, o óxido nitroso se decompõe durante a vaporização e libera ainda mais moléculas de oxigênio para a reação com a gasolina na câmara, lembrando que quanto mais oxigênio dentro do motor, maior será a combustão interna. Resultado: explosões mais violentas e 30 a 40% a mais de potência no ato. Por isso você acaba sentindo aquela famosa colada no banco, isso tudo é fruto de reações químicas.

Talvez o Nitro tenha ganhado tanta popularidade no cenário automobilístico por conta de promover este incrível ganho potência de maneira rápida, curta e violenta. Se tona algo muito instigante e viciante. O óxido nitroso é muito utilizado em arrancadas, já quê, sua utilização deve ser feita em retas. Em 2001 com a estreia de Velozes e Furiosos, o personagem Bryan O’Conner interpretado pelo ator Paul Walker (1973-2013) possuía um Mitsubishi Eclipse que fez sucesso e com certeza marcou época, talvez este carro tenha sido o responsável por popularizar o Nitro no meio automotivo de uma maneira mais global.

  Inclusive podemos informar a vocês uma excelente novidade! Um cliente nosso realizou um pedido muito especial, estamos importando um kit de Nitro completo! Portanto, em breve teremos fotos em nossas redes sociais do belíssimo kit que esta sendo importado por nós. Independente da peça que você precisa para seu automóvel, seja Genuína, Aftermarket ou Performance, conte conosco! Bertha Group sempre reitera o melhor preço, o melhor atendimento e o menor prazo de entrega.