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19/08/2019

Freios de Alta Performance

Sabe aquela velha frase “Potência não é nada sem controle” ? Pois vamos explicar neste artigo quais as vantagens de um freio de alta performance bem dimensionado podem proporcionar ao seu veículo.

Inicialmente devemos entender quais são as funções básicas do sistema de frenagem. A função básica dos freios é converter energia cinética em energia térmica através do atrito. Esse calor deve ser dissipado para outros componentes e para a corrente de ar. Porém nem todo o calor gerado deve ser dissipado, a fim de manter o conjunto dentro da faixa de temperatura de melhor performance.

Mas afinal, quais são os motivos validos para se fazer um upgrade no sistema defreios? Bom, se você pretende levar seu carro a um autódromo investir no sistema de freios acaba sendo basicamente o primeiro item de maior importância para seu veículo aguentar toda a enorme carga que e gerada nos freios, não perder capacidade de frenagem e acima de tudo por segurança, assim sem o famoso “fading” dos freios que é basicamente quando o veículo perde eficiência de frenagem por conta do sistema estar em altas temperaturas e sobrecarregado, principalmente em um uso de pista a ocorrência de fading e muito maior principalmente pelo uso excessivo do sistema de frenagem.

Os freios originais normalmente distribuem a dissipação térmica da seguinte forma: 50% por radiação, 25% por convecção e outros 25% por condução. Nesse último quarto que mora o grande problema. A condução de calor eleva a temperaturadas pinças, fluido de freio e amortecedores. Com isso temos um decaimento mais rápido de performance e mesmo a possibilidade de falha. Freios de maior desempenho normalmente dissipam o calor nas proporções: 45% por radiação, 45% por convecção e apenas 10% por condução. Com isso, mesmo trabalhando com um montante maior de energia, a elevação de temperatura dos outros componentes é menor.

Outro fato muito interessante que gera dúvidas nas pessoas, é sobre os discos. Existem diferentes variações de discos de freio. Há três perfis básicos. As pistas planas, as frisadas e as perfuradas. Cada uma apresenta características próprias, veja abaixo.

Pistas planas: Apresentam o melhor compromisso para veículos OEM, pois causam baixo desgaste das pastilhas, baixo ruído e capacidade de frenagem satisfatória.

Pistas frisadas: Durante a frenagem são gerados detritos e gases. Para garantir a drenagem destes materiais e a refrigeração da superfície das pastilhas os fabricantes passaram a criar canais (frisos) nas pistas de contato.Foi observado também que discos frisados apresentavam uma mordida mais forte no início da frenagem, devido às arestas dos frisos. As pistas frisadas dividem-se em diversos subtipos de acordo com a geometria e disposição dos frisos.

Pistas perfuradas: Os furos num disco possuem as mesmas funções dos frisos e auxiliam na refrigeração. Porém eles aumentam a tendência a fraturasna pista devido a grande diferença de temperatura entre os furos e as regiõesao redor. Com o avanço no desenvolvimento dos perfis de frisos os discos perfurados começaram a ser restringidos a dias de grande chuva.

Portanto, compreender o uso do disco e saber qual é o melhor perfil para o seuveículo é muito importante. Assim você dimensiona o freio ideal, e pode ter a certezade que irá dirigir com mais segurança e comumente aumentar sua capacidade de frenagem para um nível bem maior.

Mas, você não deve pensar apenas nos discos, existe também as pastilhas de freios, e o equilíbrio entre pastilhas e discos acaba sendo de suma importância. Coma maior força de frenagem, as pinças OEM apresentam deformações maiores que aquelas previstas para as condições normais de uso. Com isso há perda de eficiência na frenagem, desgaste irregular das pastilhas, vibração e ruído incomum… Por aí vai.

Então, é hora de abandonar as pinças flutuantes por fixas e de preferência com múltiplos pistões. A maior quantidade de pistões permite a melhor distribuição da força de frenagem e a estrutura mais robusta das pinças garante menor deformação em situações extremas. Pinças com dois ou quatro pistões são comuns em carros de maior performance ou mesmo maior massa. Pinças com seis e até oito pistões são voltadas para a maior esportividade ou para uso extremo nas pistas.

Contudo outro item que vale a pena ser revisado, é a troca do fluido hidráulico dosistema de freios, ou mais conhecido como fluido de freio. Qual é a função do fluido de freio? Basicamente a função principal do fluído de freio e transferir a pressão para a pastilha de freio, pressionando o disco do freio para gerar um atrito que vai fazer com que o veículo pare. Um elemento importante para ser entendido é o de dotdo óleo. O dot indica a temperatura de ebulição do óleo. Fluidos de freios de alta performance tem um Dot superior a 5.1, ou seja, seu ponto de ebulição acaba sendomaior, superando os 300°C. Quando o fluido de freio está em uma temperatura altíssima perto de sua ebulição ou com bolhas de ar dentro você acaba sentindo um poder de frenagem menor e a sensação no pedal acaba sendo muito diferente do usual.

Desse modo, deixar o seu sistema de freio muito bem dimensionado não é uma tarefa fácil e procure sempre um especialista para poder aconselhar você. Trabalhamos com as melhores fabricantes de freios de alta performance. Seja discos de cerâmica, carbono-cerâmica, discos de aço ventilados etc. Você pode contar com a gente! Bertha Group sempre reitera o melhor preço, o menor prazo de entrega e o melhor atendimento.