×
26/07/2019

Escapamento de Alta Performance

Saiba quais são as vantagens, os aspectos, a construção e os benefícios que um escapamento de alta performance pode proporcionar ao seu veiculo.

Antes de mergulharmos de fato em nosso conteúdo, devemos inicialmente entender qual é a função do escapamento em um automóvel. O escapamento é um dos principais componentes do sistema de exaustão do motor. Todo motor possui um ciclo de exaustão, que é quando os gases queimados da câmara de combustão são expelidos para fora da mesma. A capacidade de expelir esses gases de maneira rápida é o que determina o desempenho do ciclo. Quanto mais rápido, maior será o desempenho em altas rotações.     

 O sistema de escape começa com a válvula de exaustão no cabeçote, dentro do motor, passa pelo coletor de escape, caracol quente (no caso de um motor turbo), catalisador(es), abafador(es) e silencioso. Seu funcionamento, assim como na admissão, precisa de área adequada (tamanho de dutos) para o deslocamento de um determinado volume (medido em pés cúbicos por minuto, ou “cfm”) de gases, além de curvas bem projetadas para seu percurso. Para melhorar o rendimento de um motor, seja turbo ou aspirado, as modificações se iniciam no cabeçote e vão até os gases serem lançados na atmosfera.

 Afinal, quais são as vantagens que um sistema de escape de alta performance pode proporcionar ao seu veiculo? Essa é uma questão que gera duvidas aos entusiastas e gearheads aficcionados por automóveis, quando há um sistema de alta performance instalado em seu veiculo, é possível obter ganhos de potência, torque e até mesmo a curva de potência do seu motor pode mudar.     

Portanto, existem mais fatores do que somente um escapamento com uma “sonoridade bacana”, quando se trata de um sistema de escape de alta performance, todos os seus componentes são dimensionados, e projetados para a obtenção de ganhos em performance, quando realizada a troca do sistema por completo pode-se conseguir ganhos expressivos podendo chegar a mais de 100cv. 

Quase sempre sua fabricação é artesanal, diferentes materiais podem ser utilizados em sua construção, atualmente existem diversas variações, aço inox, aço carbono, liga de alumínio e titânio. A liga de alumínio e o titânio são os materiais mais utilizados porque são leves e resistentes a altas temperaturas, ja que os gases fluem melhor em temperaturas mais altas.       

A combinação de contrapressão na medida certa (a pressão gerada dentro do escape), propagação de ondas sonoras nos tubos do coletor e velocidade dos gases, são coisas revisadas inúmeras vezes na construção de um escapamento. Realizar tais acertos demandam muito tempo.

Contudo escolher o sistema de escape correto para o seu veiculo pode te arrancar muitos sorrisos, você terá a certeza de que seu motor funcionará em um fluxo melhor, a sinfonia produzida será mais instigante e você sentirá melhor o seu automóvel em uma tocada esportiva. Vale lembrar que atualmente já existem os catalisadores de alta performance, portanto as emissões de gases tóxicos liberados na atmosfera será menor. 

Solicite já a cotação de um escapamento de alta performance para o seu veiculo, a Bertha Group conta com um time de especialistas preparados para atender você e assim poder-lhe informar qual é o sistema de escape mais adequado para o seu automóvel, reiterando sempre o melhor preço e o menor prazo de entrega.